Buscas por direito trabalhista na internet crescem 50% durante a pandemia | Guazelli

Publicação

08/07/2020em Direito Trabalhista
Buscas por direito trabalhista na internet crescem 50% durante a pandemia

Dados estão relacionados às mudanças na legislação e ao aumento no desemprego durante este período

Um levantamento feito pela Dubbio, um serviço online de busca por advogados, mostra que a busca por direitos trabalhistas dobrou no Brasil durante a pandemia causada pelo novo coronavírus em relação ao mesmo período no ano passado. Isso fez com que o termo “justiça do trabalho” fosse o mais procurado na pesquisa feita pela consultoria.

Este dado está relacionado diretamente às mudanças que aconteceram nas relações trabalhistas durante a pandemia e ao aumento do número de desempregados no país. O desemprego neste período já cresceu por cinco semanas seguidas – entre a primeira semana de maio e a segunda semana de junho. Foram cerca de dois milhões de postos de trabalho fechados neste período.

De acordo com o Termômetro Covid-19 na Justiça do Trabalho, desenvolvido pelo ConJur, as ações trabalhistas durante o período da pandemia já atingiram um valor de R$3,2 bilhões. Ao todo, são mais de 53 mil processos relacionados à pandemia e aos direitos trabalhistas.

Mudanças na legislação

A necessidade de garantir a estabilidade de empregos durante este período fez com que o governo e o congresso aprovassem uma série de medidas para proteger empresas e funcionários. Nós já debatemos e explicamos algumas dessas medidas aqui no Blog da Guazelli. Confira:

Pronampe: o que você deve saber antes de aderir aos empréstimos para o micro e pequeno empresário

Entenda a Medida Provisória nº 944, que cria o Programa Emergencial de Suporte a Empregos

MP 936 – Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda