Publicação

16/01/2023em Direito Sistêmico
Você já ouviu falar em Consultoria Sistêmica Organizacional?

É muito comum que o empresário enfrente diversos tipos de desafios a partir do momento em que decide exercer atividade empresarial, desde a burocracia para abertura do CNPJ, análise do melhor tipo de empresa para o ramo de atividade, melhor estratégia fiscal e financeira, e dentre outros, a gestão de capital humano.

Na abordagem sistêmica a empresa é avaliada de modo geral, mediante análise minuciosa de todas as partes envolvidas, e que embora possam aparentemente funcionar de forma autônoma, ainda assim permanecem interconectadas, pode auxiliar empresários, CEOs, gerentes e outros que possuam posição de relevância na organização.

Portanto, a consultoria sistêmica empresarial compreende a avaliação, identificação, análise e diagnóstico da problemática organizacional enfrentada pela empresa, além de propor a implementação de medidas alternativas de solução para os pontos objeto do diagnóstico, podendo ser direcionado a um setor específico, uma queixa específica ou até mesmo reverberar por toda organização.

A identificação das dinâmicas que interferem na saúde e desenvolvimento empresarial tem como escopo promover o reequilíbrio do sistema organizacional, propondo soluções para questões corriqueiras como: fatores limitantes para o crescimento do negócio, prejuízos com resultados; problemas de produtividade da equipe de trabalho; dinâmicas com clientes e tantas outras questões que se apresentam no dia a dia do empresário.

Importante destacar que, na visão sistêmica, a empresa saudável é aquela em que os colaboradores desempenham bem suas atividades e se sentem bem em integrar a equipe, e além de servir também aos sócios, a empresa contribui de alguma maneira com a sociedade. Em síntese, como bem destaca Jan Jacob Stam, é aquela empresa que você gostaria de trabalhar!

A consultoria poderá também ser utilizada para avaliar questões organizacionais mais amplas como por exemplos: a visão de mercado, projeções de crescimento, projetos com inovações, avaliação de público-alvo, e outros destaques relevantes para o avanço da organização. E, por outro lado, também é utilizada para resolução de problemas pontuais, citando como exemplos: avaliação da estrutura organizacional; desenvolvimento de metas e objetivos; negociações; gestão de projetos; entre outros, diagnóstico de setor e/ou equipe.

Agora conta para nós em nossas redes, qual o maior desafio dentro da sua organização?