Entenda todos os detalhes de uma Abertura de Crédito | Guazelli

Publicação

18/12/2020em Direito Bancário Videos
Entenda todos os detalhes de uma Abertura de Crédito

A Abertura de Crédito pode ter formatos e taxas diferentes de acordo com o contrato assinado. Confira quais são os principais pontos para ficar atento

Você provavelmente já ouviu falar da Abertura de Crédito, certo? Este tipo de transação é um financiamento ou um empréstimo oferecido pelas instituições financeiras para pessoas físicas ou jurídicas. Antes de contratar uma operação de Abertura de Crédito, assim como qualquer transação financeira, é preciso entender muito bem qual é o seu funcionamento, as taxas e todos os detalhes.

Como funciona a Abertura de Crédito

O contrato de Abertura de Crédito é aquele na qual a instituição financeira se obriga a colocar à disposição do cliente uma determinada quantia de dinheiro em crédito, podendo ser por prazo determinado ou indeterminado. Diferentemente do mútuo, o dinheiro é colocado à disposição do cliente podendo este utilizar ou não o montante.

Trata-se de um contrato consensual e bilateral com a imposição de obrigação para ambas as partes. A Abertura de Crédito pode ser na modalidade de cheque especial, que é quando o dinheiro fica à disposição na conta corrente do cliente. Também é comum o crédito rotativo, que ocorre quando há abertura de uma linha de crédito com limites estabelecidos e que pode ser utilizada pelo cliente quando este entender necessário. Nessa modalidade, o dinheiro não está à disposição na conta corrente, sendo necessário que o cliente faça a adesão ao crédito pré-aprovado para que seja liberado dentro dos limites já pré-aprovados. Tal adesão é realizada de forma online através de internet banking ou caixa eletrônico.

O cliente deve observar as taxas e juros a serem cobrados pela utilização do crédito, bem como o prazo para restituição da importância. É importante salientar que a eventual inadimplência, dependendo do contrato, leva à imposição de altas taxas de juros e encargos.

Este artigo faz parte da nossa série de vídeos e textos relacionados ao tema “Contratos Bancários”, apresentados pelo Dr. Rafael Guazelli, sócio fundador da Guazelli Advocacia. Confira outros textos aqui no nosso Blog!