Quais são os benefícios da advocacia empresarial trabalhista? - Guazelli

Publicação

31/01/2023em Direito Trabalhista
Quais são os benefícios da advocacia empresarial trabalhista?

Por Natalia da Rocha Guazelli de Jesus

 

Conforme já esclarecido, a Guazelli Advocacia realiza o acompanhamento de empresas nas questões trabalhistas, e atuação preventiva é sem dúvida alguma um diferencial para as empresas, que contam com consultoria preventiva ou uma assessoria jurídica.

Podemos citar dentre os benefícios da advocacia empresarial trabalhista a atuação em defesas administrativas e judiciais, atuação e gestão estratégica de empregados, atuação preventiva, atuação com estrita observância da lei e, dentre outros, a diminuição dos riscos de demandas trabalhistas.

Portanto, é necessário desmistificar a antiga visão de que a contratação de serviços jurídicos se resume a atuação exclusiva em ação trabalhista e consequentemente em custo para a empresa, estando cada vez mais nítida a importância da advocacia empresarial trabalhista na gestão empresarial e que a empresa que conta com bom suporte jurídico consegue minimizar erros gerenciais e os impactos prejudiciais à empresa, não apenas a imagem da empresa, mas também em relação à saúde financeira.

A atuação em demandas trabalhistas, seja em Juízo ou perante os órgãos da administração pública, necessita de olhar preciso e estratégico, considerando a união do conhecimento jurídico da legislação trabalhista e o conhecimento pleno da rotina da empresa, da forma com que esta empresa realiza a gestão dos documentos e seus respectivos empregados, para com isso sugerir adequações e soluções precisas.

Ainda a atuação estratégica também visa apresentar alternativas legais e viáveis para a empresa e as situações vivenciadas pela mesma, sempre visando a prevenção de litígios e proporcionando ambiente de trabalho adequado para todos os envolvidos.

Além das questões acima mencionadas, outro benefício da advocacia empresarial trabalhista é a prévia análise dos contratos firmados pela empresa e empregado, revisão da política de controle de jornada, análise e correção dos pagamentos de verbas trabalhistas (ex.: 13º salário, férias, aviso prévio). O acompanhamento e suporte jurídico nas questões acima são essenciais para os casos de possíveis futuras demandas trabalhistas, na medida em que serão esses os documentos utilizados para embasar as defesa e atuação jurídica perante o Judiciário ou qualquer outra esfera administrativa.

A identificação prévia das inconformidades e ilegalidades proporciona ao empresário e a empresa adequação às normas trabalhistas, que se encontram em constante mudanças. Com a implementação da Reforma Trabalhista surgiram novas modalidades de contrato de trabalho, outras formas de contratação, alterações significativas em relação à jornada de trabalho, mudanças também no que diz respeito às horas extras e banco de horas, e diversas outras alterações, ficando evidente que o suporte jurídico nestas questões oferece maior tranquilidade para a empresa.

Além dos pontos acima abordados, a gestão de empregados também implica em custos para a empresa, na medida em quer contratar, gerir e demitir funcionários implica em custos, sendo que qualquer equívoco nestes procedimentos, poderá acarretar maior prejuízo para a empresa, e sem embargo do exposto, em muitas vezes a dificuldade de relacionamento interpessoal acaba por fulminar a possibilidade de retenção de talentos.

Com a atuação da Guazelli Advocacia na advocacia empresarial trabalhista é possível oferecer ao empresário uma oportunidade de revisão geral da gestão de pessoas e em especial proporcionar que as decisões tomadas ocorram de forma estratégica, objetivando diminuir riscos e custos.

Portanto, é tempo de reconhecer que a advocacia empresarial trabalhista proporciona inúmeros benefícios para as empresas, de modo que não mais se enquadra como custo, e sim investimento, na medida em que a gestão adequada e eficiente dos empregados e das questões trabalhistas proporciona melhora nas relações interpessoais, melhora na gestão das relações laborais, atuação preventiva, e entre outros benefícios, diminuir riscos e custos.